Entrevista a Ricardo Barbosa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Figueira7 em Qua Ago 12, 2009 5:32 pm

Ricardo Barbosa, de 17 anos e natural da cidade do Porto, é olheiro/observador do Futebol Clube do Porto e é um adepto orgulhoso do clube. Nesta entrevista estivemos à conversa com ele sobre o seu trabalho, o que pensa do futebol actual e também dos seus gostos e das suas preferências no mundo futebolístico.

Hat-Trick: Olá Ricardo Barbosa, antes de começarmos esta entrevista da Hat-Trick gostaria de te perguntar o que achas desta Comunidade Portuguesa de Futebol, assim chamada, que ainda está em crescimento mas que promete dar frutos?

Ricardo Barbosa: Bem, antes de mais muito obrigado pelo convite realizado para esta entrevista. A minha opinião quanto à Comunidade Portuguesa de Futebol é que a mesma tem bastante potencial, já que se encontram com relativa facilidade pessoas dispostas a argumentar e a discutir ideias, de modo a preservar um clima de conhecimento constante, que surge como consequência óbvia dessa mesma argumentação. No caso específico do Hat-Trick, pelo que já consultei, fui capaz de encontrar users com opiniões bem traçadas, o que é sempre positivo para o desenvolvimento de um Fórum deste cariz.

Hat-Trick: Muito bem. Para começar, sei que és um portista ferrenho... Fala-me lá um bocadinho dessa preferência.

Ricardo Barbosa: Bem, sinceramente não me lembro bem de como tudo começou. Os meus familiares mais próximos são dos mais variados clubes, mas sempre tive uma grande fixação pelo FC Porto, e sinceramente nunca fui capaz de a explicar. Talvez tenha sido levado na onda do Penta, que me envolveu directamente já que era arrastado para as festas e para o estádio todas as semanas, e toda a envolvência, toda a mística que fui encontrando nos mais pequenos detalhes do clube fizeram-me fixar-me às cores azuis e brancas, até aos dias de hoje.

Hat-Trick: E em relação ao teu trabalho como olheiro, ou observador do FCP? Fala-nos um pouco disso...

Ricardo Barbosa: Olha, tudo começou penso que em Março do ano passado. Tudo porque já há bastante tempo que ia acompanhando jogos de camadas jovens e fui-me interessando por esta vertente mais "desconhecida" dos jogos. Conversa puxa conversa, fui travando conhecimentos com olheiros de outros clubes, até que acabei por enviar o meu currículo para o FC Porto. Fui a uma entrevista e acabaram por gostar de mim, ficando então ligado ao clube dessa forma. Mas deixa-me dizer-te que houve, simultaneamente, uma abordagem do SL Benfica, já que conhecia olheiros do clube, e até era uma proposta mais aliciante, mas acabei por optar pelo FC Porto simplesmente por uma questão de amor clubístico.

Hat-Trick: E achas que esse teu trabalho como observador das camadas jovens do FCP pode dar-te algum futuro, ou pensas que se trata apenas de uma brincadeira, que por sinal, até fazes com gosto?

Ricardo Barbosa: Olha, começou tudo por tratar-se de uma "brincadeira", apesar de saber da responsabilidade que me estava a ser imposta. Hoje em dia já o vejo de forma diferente, até porque este ano conto entrar para o curso de Ciências da Comunicação, e acredito que os contactos que já possuo dentro da estrutura do FC Porto me possam ajudar no meu futuro, já que seria fantástico juntar o útil ao agradável se estivesse integrado na estrutura de comunicação do clube.

Hat-Trick: Em relação aos jovens jogadores... Já indicaste algum para o clube?

Ricardo Barbosa: Sim, mas trata-se de um processo mais complexo do que se possa pensar. Depois de eu fornecer referências a um certo e determinado jogador ao clube, é necessário que mais observadores o vejam em distintas situações de jogo, para que o clube, se tiver interesse, possa avançar para a aquisição do jogador. Na época passada estive também envolvido na observação de DVD's de jogos, principalmente do campeonato argentino e do campeonato brasileiro.

Hat-Trick: Nesse caso, consegues saber mais ou menos antes de se confirmar pela imprensa, a contratação de um jovem jogador pelo FC Porto?

Ricardo Barbosa: Não de forma directa, mas começa-se a ouvir uns zumbidos antes de acontecer, sim. E não só dos jovens jogadores.

Hat-Trick: Achas portanto que as camadas jovens do FC Porto poderão estar neste momento ao nível, ou próximas, de outras camadas jovens de grandes clubes do futebol europeu?

Ricardo Barbosa: Claro que sim. Sabes que a estrutura dentro do FC Porto tem-se desenvolvido bastante, principalmente desde que apareceu o Centro de Estágio, foi uma altura em que se começou a pensar mais nas camadas jovens e no que elas poderiam render ao clube. Uma das provas do investimento do clube é também as remodelações feitas no campo da Constituição, para proporcionar aos jogadores melhores condições de desenvolvimento dentro do clube. Aquilo que hoje guia a estrutura do clube em termos de camadas jovens é o Projecto Visão 611, que aconselho todos a procurar saber mais sobre ele, já que é um modelo a seguir em Portugal.

Hat-Trick: Já te aconteceu, por exemplo, o FC Porto comprar um jogador, que em relação ao qual tu não estejas de acordo?

Ricardo Barbosa: Essa é uma pergunta complicada. Alguns dos nomes que entraram este ano no plantel do FC Porto não foram directamente observados por mim, apesar de já os conhecer de outras andanças. Aliás, dentro do lote de contratações tens jogadores que já tinham estado praticamente assegurados, tens jogadores que já estão a ser observados há vários anos, e tens jogadores que surgiram por mero acaso, mas é assim o futebol. Quanto às contratações já é algo que nos escapa totalmente, e se me perguntares se há contratações desnecessárias, digo-te prontamente que há.

Hat-Trick: Estamos quase a terminar a nossa entrevista, mas antes disso quero-te colocar apenas mais duas questões. Que mensagem deixas aos jovens jogadores que ambicionam chegar um dia a um grande clube como o FCP?

Ricardo Barbosa: Bem, antes de mais, não podem ter a chegada ao clube como um objectivo. Devem trabalhar diariamente para serem cada vez melhores e tentar superarem os seus pontos fracos, e isto não é apenas a nível futebolístico, a parte mental também é bastante importante. Nem todas as crianças de hoje em dia são suficientemente maduras psicologicamente para poderem vestir a camisola azul e branca, por isso há que ter em conta todos os aspectos referidos. Se os mesmos forem cumpridos, com certeza que o vosso futuro será risonho.

Hat-Trick: Para fechar esta entrevista, achas que o FC Porto pode chegar ao Penta novamente este ano?

Ricardo Barbosa: Sinceramente, penso que o SL Benfica se reforçou bem e pode vir a ser uma ameaça, mas para isso precisa de não se atraiçoar a si mesmo, como tem acontecido nos últimos anos. Quanto ao resto, a mentalidade do FC Porto é perfeita: basta haver preocupação em relação ao nosso trabalho. Se formos perfeitos naquilo que fazemos, por muito bons que os outros sejam, nós vamos sempre estar um degrau acima.

Hat-Trick: Terminamos aqui esta agradável conversa Ricardo. Desde já um grande obrigado, não só por mim, mas de toda a equipa que trabalha diáriamente na Hat-Trick. Felicidades e boa sorte!

Ricardo Barbosa: Ora essa, eu é que agradeço o interesse demonstrado. Espero ter esclarecido os leitores em alguns aspectos que são pertinentes e que são do interesse de todos. Muito boa sorte ao Hat-Trick para o futuro, é um projecto que tem tudo para dar certo. Força!

Entrevistado por: Figueira7

_________________

Figueira7
Administrador
Administrador

Mensagens : 2388
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.hat-trick.pt.vu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por TelmoEsteves24 em Qua Ago 12, 2009 5:43 pm

É bem Figueira , muito bom!
Gostei desta. Agora já tenho ideia do que vou fazer , talvez com uma ajudinha vá...

Boa sorte para o Ricardo Barbosa.

_________________
ESFORÇO , DEDICAÇÃO , DEVOÇÃO E GLÓRIA!

Regras do Fórum!

TelmoEsteves24
Sub-Administrador
Sub-Administrador

Mensagens : 3080
Localização : Montijo,Setubal.

Ver perfil do usuário http://www.youtube.com/TelmoEsteves24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Figueira7 em Qua Ago 12, 2009 5:52 pm

TelmoEsteves24 escreveu:É bem Figueira , muito bom!
Gostei desta. Agora já tenho ideia do que vou fazer , talvez com uma ajudinha vá...

Boa sorte para o Ricardo Barbosa.
Se não souberes bem como fazer uma futura entrevista fala comigo que eu ajudo-te.
Quando se apanha entrevistados como o Barbosa é espectáculo. Até dá gosto.

_________________

Figueira7
Administrador
Administrador

Mensagens : 2388
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.hat-trick.pt.vu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por .Reality_Check em Qua Ago 12, 2009 6:07 pm

Gostei da entrevista. Hugo tens jeito para isto. Telmo já sabes, se precisares de ajudar também podes contar comigo.

.Reality_Check
Moderador
Moderador

Mensagens : 1362
Idade : 21
Localização : Vale da Amoreira

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por celeia10 em Qua Ago 12, 2009 6:49 pm

Grande entrevista, e fiquei a admirar o Ricardo Barbosa porque com 17 anos e já é olheiro do FC Porto?! Muito bem fiquei Impressionado!

_________________


Benfica para Sempre!

<object width="640" height="480"><param name="movie" value="http://www.megaporn.com/e/SIAFWXRLc1ec3ad527d00a79195d2bf841b5386a"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.megaporn.com/e/SIAFWXRLc1ec3ad527d00a79195d2bf841b5386a" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="640" height="480"></embed></object>

celeia10
Organizador
Organizador

Mensagens : 1261
Idade : 22
Localização : Porto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Rated R Jony em Qua Ago 12, 2009 7:03 pm

Estás a observar algum jogador em particular?


GRANDE ENTREVISTA!

Rated R Jony
Mister
Mister

Mensagens : 2064
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Figueira7 em Qua Ago 12, 2009 7:17 pm

Eu sou tipo Pinto Da Costa. Esta foi uma surpresa que trouxe para vocês!

VAMOS LÁ METER ISTO DE PÉ PESSOAL!

_________________

Figueira7
Administrador
Administrador

Mensagens : 2388
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.hat-trick.pt.vu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por TelmoEsteves24 em Sex Ago 14, 2009 4:50 pm

De facto está demais.

_________________
ESFORÇO , DEDICAÇÃO , DEVOÇÃO E GLÓRIA!

Regras do Fórum!

TelmoEsteves24
Sub-Administrador
Sub-Administrador

Mensagens : 3080
Localização : Montijo,Setubal.

Ver perfil do usuário http://www.youtube.com/TelmoEsteves24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Emanuel em Sex Ago 14, 2009 10:59 pm

Muito bom.

Perguntas bem efectuadas e agradável de ler.

_________________

Emanuel
Sub-Administrador
Sub-Administrador

Mensagens : 1303
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Figueira7 em Sab Ago 15, 2009 9:35 pm

As entrevistas da Hat-Trick começaram da melhor maneira...

_________________

Figueira7
Administrador
Administrador

Mensagens : 2388
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.hat-trick.pt.vu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Batenal em Qua Ago 19, 2009 11:34 pm

Uma pergunta, quem é o ricardo barbosa?

PS: A entrevista está excelente

Batenal
Jogador de Topo
Jogador de Topo

Mensagens : 1318

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por TelmoEsteves24 em Qua Ago 19, 2009 11:37 pm

Irónico?
Tá mesmo no INICIO, INICIO!

_________________
ESFORÇO , DEDICAÇÃO , DEVOÇÃO E GLÓRIA!

Regras do Fórum!

TelmoEsteves24
Sub-Administrador
Sub-Administrador

Mensagens : 3080
Localização : Montijo,Setubal.

Ver perfil do usuário http://www.youtube.com/TelmoEsteves24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Batenal em Qui Ago 20, 2009 4:01 pm

nem reparei o.O

Batenal
Jogador de Topo
Jogador de Topo

Mensagens : 1318

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por TelmoEsteves24 em Qui Ago 20, 2009 4:04 pm

Ganda falha no teu cerébro/olhos , já tás todo queimadinho .

_________________
ESFORÇO , DEDICAÇÃO , DEVOÇÃO E GLÓRIA!

Regras do Fórum!

TelmoEsteves24
Sub-Administrador
Sub-Administrador

Mensagens : 3080
Localização : Montijo,Setubal.

Ver perfil do usuário http://www.youtube.com/TelmoEsteves24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Batenal em Qui Ago 20, 2009 4:14 pm

ya como acabou a escola ja nem consigo ler bem

Batenal
Jogador de Topo
Jogador de Topo

Mensagens : 1318

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevista a Ricardo Barbosa

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:53 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum