Grande elogio da carreira de Maradona .

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grande elogio da carreira de Maradona .

Mensagem por TelmoEsteves24 em Seg Set 28, 2009 2:14 pm

Quem me conhece sabe que embora goste muito de futebol, siga todos os campeonatos possíveis e imaginários, Nacionais, Distritais, portugueses e estrangeiros, não sou muito ou nada mesmo adepto de jogadores. Nunca gostei de individualismos. Sempre vi as equipas como 11 jogadores, com 1 guarda-redes em destaque, inclusivé na cor do equipamento, e um ou outro jogador da frente que se destaca dos demais, ou pelo técnica apurada, ou pelo rigor em campo, etc. Mas sempre fui contra prémios individuais, nunca gostei que se individualizasse o trabalho de uma equipa.

Até agora nunca vi um jogador sozinho jogar contra uma equipa de 11 jogadores e ganhar. Mas vi Maradona. Vi Maradona jogar, felizmente, embora nunca ao vivo num Estádio, mas ao vivo, em directo na TV. E o melhor é que há boas imagens televisivas a documentar o que fez enquanto jogador de futebol (uma vez que é disso que falamos aqui, o resto não interessa agora), não é daqueles de quem se ouve falar "que eram muito bons" ou em imagens antigas, a preto e branco, ou desfocadas.

Não é possivel comparar Dom Diego com qualquer outro jogador de futebol, e porquê? Porque ele não foi jogador de futebol, ele foi algo que está acima da compreensão futebolistica, de tal modo que mesmo fora do campo e com um qualquer objecto ele fazia malabarismos inacreditáveis...

Sim, vi-o eu, a dar toques com uma bola de futebol, com uma bola de ténis, com uma bola de golfe, e inclusivé com uma garrafa de água. Há quem o tenha visto a dar toques com uma laranja e com um limão inclusivé.

É pegando nisso que vou deixar duas histórias contadas por quem privou directamente com Dom Diego enquanto jogador, Valdano e Ciro Ferrara.

Valdano disse, que uma vez num estádio da América Sul, (que agora não me recordo), Maradona a jogar na equipa visitante foi marcar um canto, e enquanto ía marcar o referido canto viu uma laranja atirada na sua direcção, não se afastou nem entrou em protestos, não se atirou para o chão, não simulou ter sido atingido com um "objecto", não... ainda com ela no ar "prendeu-a" com o calcanhar, se é que isso é possível... para ele é... deu-lhe uns quantos toques com as duas pernas e cabeça e devolveu-a para a bancada, com um pontapé de bicicleta... Quantos não simulavam? Quantos não se íam queixar ao árbitro? Quantos... não faziam nada?


A outra também excelente, vem de Ciro Ferrara, que teve a felicidade de jogar com Dom Diego no Nápoles. "Uma vez Maradona chega ao treino sai do carro e começa a dar toques num limão... vai buscar a mala do treino à bagageira, sempre a dar toques no limão... continua para os balneários, sempre a dar toques no limão... comprimenta todos os colegas, um por um, sempre a dar toques no limão... equipa-se a dar toques no limão e aí vai ele para o campo de treino... com o limão".

Parece-vos que Maradona pode ser comparado com alguém? A mim não, nem oiço contar histórias de jogadores sobre jogadores, muito raramente alguém fala do que um colega fez num treino, ou num jogo, e falar com gosto, falar como quem viu... o Deus do Futebol.

E se mais dúvidas houvesse, eis que aqui vos deixo um último relato, de todo surpreendente, vindo de quem vem. Não vem de um colega de equipa, nem sequer de profissão, vem de... Marat Safin, tenista russo, que enfrentou a Selecção Argentina de Ténis, pela selecção do seu país, a qual eliminaram. Mas deixo-vos aqui as suas palavras:

"Apertei-lhe a mão antes do triunfo face a Acasuso, e isso trouxe-me sorte. Isto porque toquei naquela mágica mão esquerda, a mão de Deus. Acho que o Toque de Midas me contagiou. Nunca tinha conhecido Maradona pessoalmente, apenas o vira na televisão. Foi uma enorme honra apertar aquela mão, a mesma com a qual marcou aquele golo no Mundial 86"

É uma pena que por ser contra o "sistema" que rege o Futebol Mundial - FIFA (com muita razão porque o futebol moderno está podre porque é controlado pelo Capital e pelo jogo de interesses, e fico por aqui para não dizer coisas piores mas que todos conhecemos bem), Maradona não tenha o destaque que merece, como o melhor do Mundo desde sempre e no futuro também, e não tenho duvidas em afirmá-lo, porque todos podemos ser bons, mas só um pode ser Deus e uma só vez.

Ao fim e ao cabo ao não elegerem Dom Diego como o melhor jogador do Mundo, sem duvidas nenhumas para ninguém, até lhes dou razão, Maradona não foi um jogador, nem sequer um "simples" excelente jogador, como Eusebio, Garrincha, Ronaldinho, Zidane... MARADONA FOI, É, E SERÁ SEMPRE LEMBRADO, COMO O DEUS DO FUTEBOL.

@ maradonaodeus.blogspot.com

_________________
ESFORÇO , DEDICAÇÃO , DEVOÇÃO E GLÓRIA!

Regras do Fórum!

TelmoEsteves24
Sub-Administrador
Sub-Administrador

Mensagens : 3080
Localização : Montijo,Setubal.

Ver perfil do usuário http://www.youtube.com/TelmoEsteves24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grande elogio da carreira de Maradona .

Mensagem por GVMX em Seg Set 28, 2009 7:11 pm

Ele e isso td e mto mais !

P.S.: Li na diagonal com excepcao aos 2 primeiros paragrafos e ao ultimo.

GVMX
Jovem Promessa
Jovem Promessa

Mensagens : 449

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum