Demissão de Paulo Bento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Demissão de Paulo Bento

Mensagem por Rated R Jony em Sex Nov 06, 2009 9:35 pm



MEGA POST DEMISSÃO PAULO BENTO



Paulo Bento termina com 60% de vitórias

TREINADOR CESSA UMA LIGAÇÃO DE 4 ANOS AO SPORTING
4 anos e 4 títulos depois, a ligação de Paulo Bento ao Sporting terminou. O treinador português, de 40 anos, estava a realizar o seu pior início de época ao serviço do clube leonino, com apenas 13 pontos em apenas 9 jornadas, e o empate caseiro (1-1) frente ao Ventspils acabou por ser a gota de água.

O agora ex-treinador dos leões estreou-se ao leme do clube a 23 de outubro de 2005 com um empate a dois golos frente ao Gil Vicente, em Barcelos. De então para cá, o antigo internacional português registou uma percentagem de vitórias de 60,31%, fruto de 117 triunfos em 194 jogos no comando técnico dos verde e brancos, mas nunca logrou alcançar mais do que o 2.º lugar no campeonato, sempre atrás do FC Porto. Esta época, um inesperado 7.º lugar acabou por abrir as portas da saída a Bento.

O primeiro triunfo foi conseguido a 4 de novembro, na visita à União de Leiria. Nessa temporada, de 2005/2006 (onde substituiu José Peseiro), Bento conseguiu um recorde de 10 vitórias consecutivas, iniciado na 20.ª jornada, com um triunfo por 3-1 na Luz, e que apenas foi travado na 30.ª com um golo de Jorginho, em Alvalade.

A temporada de 2006/2007 foi a mais produtiva de Bento ao leme do Sporting no que diz respeito à Liga. A equipa sonhou até ao fim com o título, tendo ficado apenas a 1 ponto do FC Porto e com um total de 54 golos marcados e apenas 15 sofridos. A época terminaria com a conquista do primeiro troféu como treinador principal - a Taça de Portugal, batendo o Belenenses no Jamor por 1-0.

Essa e a temporada seguinte foram mesmo os anos áureos de Bento no Sporting, com mais uma Taça de Portugal e uma Supertaça em 2007/2008. Contudo, o campeoanto não correu de feição e o Sporting terminou a 14 pontos dos dragões, diminuindo para 1,5 a média de golos marcados (contra 1,8 da temporada transacta) e averbando sete derrotas, mais cinco do que as sofridas no ano anterior.

Recordista na Europa

Apesar das goleadas (7-1 em Munique e 5-1 em Alvalade) frente ao Bayern Munique na temporada passada que ficaram, pela negatica, na memória dos adeptos, a verdade é que Paulo Bento tornou-se o primeiro treinador da história a levar o clube à fase seguinte da Liga dos Campeões.

O Sporting registou ainda um total de três presenças consecutivas na "Champions" com Bento, a que se junta uma ida aos quartos-de-final da extinta Taça UEFA em 2007/2008, onde apenas caiu frente ao Glasgow Rangers.

No total, o Sporting conquistou, com Bento, 117 vitórias, empatou por 46 vezes e registou 31 derrotas, com um pecúlio de 319 golos marcados e 153 sofridos.

Paulo Bento por competição

Campeonato Nacional
--------------------------------------
Vitórias - 77
Empates - 31
Derrotas - 18
GM - 197
GS - 86

Taça de Portugal
-------------------------------------
Vitórias - 18
Empates - 2
Derrotas - 0
GM - 48
GS - 12

Europa
-----------------------------------
Vitórias - 13
Empates - 10
Derrotas - 11
GM - 47
GS - 45

Taça da Liga
----------------------------------
Vitórias - 7
Empates - 3
Derrotas - 2
GM - 24
MS - 9

Supertaça
----------------------------------
Vítórias - 2
Empates - 0
Derrotas - 0
GM - 3
GS - 1


Paulo Bento deixa Academia junto com Pedro Barbosa

TÉCNICO EXPLICOU DEMISSÃO AOS JOGADORES
Paulo Bento, apesar de já não orientar o treino, passou a manhã desta sexta-feira em Alcochete. O ex-treinador leonino deixou a Academia às 12:40 na companhia de Pedro Barbosa, diretor desportivo, e Ricardo Peres, treinador dos guarda-redes.

O treino iniciou-se com 40 minutos de atraso, sob a orientação dos adjuntos Leonel Pontes e Carlos Pereira, após Paulo Bento ter comunicado aos jogadores a sua demissão.

José Eduardo Bettencourt e Pedro Barbosa assisitiram ao treino. O presidente deixou a Academia às 12 horas rumo a Alvalade, onde vai decorrer a conferência de imprensa.

Paulo Bento: «Estive quatro meses a mais no Sporting»

TREINADOR DIZ QUE SAI PARA "BEM DO CLUBE E DOS JOGADORES"
Paulo Bento admite que a sua permanência em Alvalade esta temporada acabou por ser um erro e justificou a demissão para bem "dos jogadores e do Sporting".

"Estive quatro meses a mais no Sporting. Às vezes, a continuidade pode ser má", frisou Bento, acrescentando: "Não estou arrependido mas tenho de ter a honestidade para que dizer que não foi a melhor decisão para mim e para o Sporting. Tomei uma decisão mais com o coração do que a razão", referiu Paulo Bento, na conferência de imprensa em Alvalade.

O treinador explicou que para "já sai sozinho" e garantiu que não foi o resultado do jogo de quinta-feira que o leva a sair.

"Fui pouco ator ao longo destes anos mas ontem fui um bocadinho. A minha decisão estava tomada há mais tempo. O que havia era 4 mulheres, as minhas senhoras, que sabiam da decisão e mais 5 homens, 4 da equipa técnica e um elemento externo. Era algo que estava a ponderar há algum tempo", referiu.

O treinador não deixou de fazer um balanço: "Acabou um ciclo que durou 4 anos, que considero positivo no cômputo geral. Foi um ciclo que teve momentos complicados. Faltou durante este período a conquista do grande objetivo de ser campeão nacional mas conseguimos fazer com que o Sporting voltasse a ganhar."

Paulo Bento fez ainda vários agradecimentos: "Aos jogadores, à administração, a todos os que estiveram connosco nos últimos 4 anos. Sem eles não teria sido possível aguentar tanto tempo".


Paulo Bento é a nona demissão

CAMPEONATO COM MUITAS DEMISSÕES
Com a Paulo Bento do Sporting pode afirmar-se que mais de metade das equipas da Liga já mudaram de treinador antes de se ter atingido o primeiro terço da competição.

Paulo Bento estava no clube desde Outubro de 2005 tendo substituído José Peseiro.

Confira as alterações :

4. jornada - V. Setúbal sai Carlos Azenha entra Joaquim Serafim

4. jornada - Naval sai Ulisses Morais entra Augusto Inácio

6. jornada - Marítimo sai Carlos Carvalhal entra Mitchell van der Gaag

7. jornada - Académica sai Rogério Gonçalves entra André Villas Boas

7. jornada - V. Guimarães sai Nelo Vingada entra Paulo Sérgio

7. jornada - P. Ferreira sai Paulo Sérgio entra Ulisses Morais

7. jornada - U. Leiria sai Manuel Fernandes entra Lito Vidigal

7. jornada - V. Setúbal sai Joaquim Serafim entra Manuel Fernandes

9. jornada - Sporting sai Paulo Bento entra Leonel Pontes

Os números de Paulo Bento no Sporting

PRESENÇA DAS MAIS DURADOURAS NO SPORTING
Paulo Bento, 40 anos, chegou ao comando da equipa principal dos leões em 2005/06, na sequência do despedimento de José Peseiro. Bento iniciara a carreira de treinador na época anterior na equipa júnior do Sporting, onde se sagrou campeão nacional.

Como técnico principal, Paulo Bento, que ficou quatro vezes em segundo lugar na Liga, apenas foi superado, em número de partidas, pelo mítico Joseph Szabo (346 jogos). Bento, entre 23 de Outubro de 2005 e 5 de Novembro de 2009, conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira.

Realizou 194 jogos, com 117 vitórias, 46 empates e 31 derrotas.

«Paulo Bento «forever» no coração dos sportinguistas» – Bettencourt

JEB DIZ QUE NUNCA DEMITIRIA PAULO BENTO
O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, durante a conferência de imprensa, realçou que Paulo Bento vai ficar «forever» no coração dos sportinguistas, que nunca o «demitiria» e que Leonel Pontes vai ser o técnico de «transição».

«Acho que o Paulo Bento vai ficar «forever» nos corações dos sportinguistas. Agora, só em 90 por cento e daqui a algum tempo será 100. Ele está “forever” no coração dos sportinguistas, no meu e não sei se o Sporting de hoje e algumas pessoas no Sporting de hoje merecem ter o Paulo Bento. Tenho algumas dúvidas», realçou Bettencourt, que colocou sempre de parte a hipótese de o afastar.

«Nunca demitiria o Paulo Bento. Não era capaz. Por razões que já disse e por outras. Muita gente não percebe o que é o carácter e valores e a maior parte das pessoas não sabe o que isso e nós vamos manter. Sabemos que quem fica na história são os que ganham e que todos os fins e meios valem. Quando encontramos uma pessoa com o Paulo, com valores correctos e moral, a sua saída é uma perda irreparável. Ele demite-se pelo Sporting e pelos jogadores. Está tudo dito.»

O presidente do Sporting referiu que Leonel Pontes vai ser o técnico de transição: «É o Leonel [Pontes]. Faz parte da equipa técnica, conhece os jogadores e o clube. Vai sentar-se no banco com o Rio Ave.»

Bettencourt não escondeu que a saída de Paulo Bento é um momento complicado para a sua direcção: «Quando se trabalha em equipa e se vivem as coisas intensamente, que o caso da estrutura que segue o futebol, é como um casamento. Existia um casamento e é uma separação dolorosa. Ele apresentou-me os factos e disse-me por mais que nos custe pelo Sporting tenho de fazer isto.»

No que diz respeito a uma possível indemnização, o máximo responsável foi bem claro: «O Paulo só disse que cobraria ao Sporting até ao dia em que trabalhasse. E foi o que fez.»

Embora tenha apresentado a demissão, Bettencourt não deixou de elogiar o carácter de Paulo Bento: «Esta é a minha homenagem ao Paulo. O Paulo sai sempre de cabeça levantada, com uma dignidade extraordinária. O momento é dele.»

Sobre o que devem fazer para superar esta crise, o presidente esclareceu as dúvidas: «Muito trabalho e menos demagogia. Estamos há muito tempo parados em muita coisa e a gestão, ou a forma, mais ou menos demagógica como se têm tratado dos assuntos não tem resolvido nada. Temos que reflectir todos.»

Leonel Pontes substituí Paulo Bento

LEONEL PONTES SERÁ PROVISORIAMENTE O TREINADOR DO CLUBE LEONINO
Leonel Pontes, que acaba de ser indigitado como treinador provisório do Sporting, concluiu o curso de treinadores UEFA Pro-Nível 4, da responsabilidade da FPF, com a nota mais alta. O treinador adjunto do Sporting recebeu nota de 17,5 valores, um pouco mais do que Paulo Bento, aprovado com 17.

Leonel Pontes, de 37 anos, foi responsável pela educação de Cristiano Ronaldo na Academia do Sporting e é um elemento com fortíssima ligação ao futebol jovem de Alvalade. Integrava já a equipa técnica de Paulo Bento

«Paulo Bento assumiu um acto de grande elevação e dignidade» – Paulo Cristóvão

PAULO PEREIRA CRISTOVÃO ELOGIA PAULO BENTO
O ex-candidato à presidência do Sporting referiu que Paulo Bento ao apresentar a demissão «assumiu um acto grande elevação e dignidade. Paulo Cristóvão espera que outros elementos da estrutura do futebol seguiam o mesmo exemplo.

«Mais uma vez Paulo Bento assumiu um acto de grande elevação e dignidade. Espero que outros acima dele, na estrutura do futebol profissional, tenham a mesma dignidade e também se demitam», afirmou Paulo Cristóvão.

O ex-candidato não quis dizer os nomes daqueles que deviam de seguir o exemplo de Paulo Bento mas disse os cargos que são o de director desportivo, ocupado por Pedro Barbosa, e administrador do futebol, Miguel Ribeiro Telles.

Paulo Bento sai, acções sobem

SAÍDA DO TREINADOR DO SPORTING ESTIMULA SUBIDA DAS ACÇÕES DA SPORTING SAD
As acções da Sporting SAD estão a subir 8,33 por cento para 1,30 euros, após a notícia da demissão de Paulo Bento do cargo de treinador.

Na sessão da bolsa hoje, já mudaram de mãos mais de 4200 títulos, quase o dobro do que costuma ser a média diária.

Em termos acumulados, as acções da SAD leonina apresentam uma desvalorização de 5,2 por cento desde Janeiro.

[justify]Altercação entre jovem adepto e Bettencourt

UM GRUPO DE JOVENS CONTESTOU A CONTINUIDADE DE RIBEIRO TELLES E PEDRO BARBOSA
O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, esteve perto de entrar em conflito físico com um adepto que se manifestou perto da zona VIP do Estádio José de Alvalade, após a conferência de imprensa onde foi justificada a saída de Paulo Bento do comando técnico.

Ao que A BOLA conseguiu apurar, um grupo de jovens adeptos estava perto da zona VIP e quando passavam Ribeiro Telles, Pedro Barbosa e Bettencourt, um dos elementos protestou a continuidade dos dois primeiros.

O dirigente máximo dos «leões», emocionado com o momento que o clube atravessa, respondeu à medida e chegou mesmo a tirar o casaco e a avançar para o jovem, mas os seguranças do Estádio evitaram que acontecesse o pior.

Os adeptos abandonaram as instalações leoninas a reclamar com a situação ocorrida.


[justify]Associação de Adeptos Sportinguistas quer saída de Barbosa

CICLO DE PAULO BENTO ESTAVA ESGOTADO NO CLUBE
A Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS) quer Pedro Barbosa acompanhe Paulo Bento na saída do clube de Alvalade.

Pedro Faleiro Silva, presidente da AAS, considera que o ciclo de Paulo Bento no Sporting estava esgotado, mas espera agora que o diretor desportivo apresente a sua demissão.

[justify]ÚLTIMA HORA: Pedro Barbosa e Ribeiro Telles também abandonam

SAÍDA DOS DIRIGENTES JÁ FOI COMUNICADA À CMVM
Na sequência do pedido de demissão de Paulo Bento do Sporting, também Pedro Barbosa e Miguel Ribeiro Telles renunciaram aos seus cargos no clube leonino.

As saídas do diretor-desportivo e do Vice-Presidente do Conselho de Administração da SAD já foram comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Comunicado da saída de Pedro Barbosa:

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD (Sporting SAD), informa que o Director-Desportivo, Exmo. Senhor Pedro Barbosa, apresentou hoje o pedido de demissão do cargo que vinha desempenhando.

Comunicado da saída de Miguel Ribeiro Telles:

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD (Sporting SAD), vem informar ter o Vice-Presidente do Conselho de Administração da Sociedade, Exmo. Sr. Dr. Miguel Maria de Sousa Ribeiro Telles, renunciado a este cargo, devendo a renúncia produzir efeitos nos termos do disposto no nº 2 do art. 404º do Código das Sociedades Comerciais.


[justify]«Houve lágrimas de alguns no balneário» - Pedro Silva

PEDRO SILVA CONTA QUE PAULO BENTO FALOU COM TODOS OS JOGADORES UM-A-UM
O lateral do Sporting contou o que sucedeu esta amanhã no balneário leonino quando Paulo Bento anunciou aos jogadores a saída do comando técnico.

«Paulo Bento despediu-se dos jogadores hoje. Falou com os jogadores um a um e emocionou-se um pouco, tal como os jogadores», explicou o jogador brasileiro

Também emocionado, Pedro Silva, disse que o plantel não esperava por isto e acrescentou: «os jogadores são os maiores culpados».

«Só nós é que pudemos mudar isto. Não é o presidente nem um treinador novo. Estamos tristes, mas agora temos de levantar a cabeça e não esquecer o trabalho que fez Paulo Bento.»


[justify]«Há jogadores que não têm qualidade para jogar no Sporting» - Carlos Xavier

ANTIGA GLÓRIA REAGE À DEMISSÃO DE PAULO BENTO
Carlos Xavier, antigo capitão do Sporting, considera que os problemas do clube vão manter-se porque a demissão de Paulo Bento não é a solução para que apareçam resultados desportivos.

«Continuo a afirmar que não é a melhor opção. Mas de jogo para jogo as coisas pioravam, a pressão aumentava então penso que ele decidiu não carregar mais com o problema nas costas», diz o ex-jogador.

«Eu sempre acreditei que o problema não passaria pelo treinador mas sim pela qualidade do plantel em si. Há alguns jogadores que não têm qualidade para jogar no Sporting e quando assim é não há resultados que apareçam.»

[justify]Comunicado a agradecer a Paulo Bento

COMUNICADO PUBLICADO NO SÍTIO OFICIAL DO SPORTING
Na sequência do anúncio público feito sobre o pedido de demissão apresentado pelo Treinador Paulo Bento, o Conselho de Administração da Sporting SAD vem expressar publicamente o seu profundo agradecimento pela enorme competência, profissionalismo, carácter e lealdade que o Paulo Bento sempre revelou no exercício das suas funções, quer como jogador, quer como técnico das equipas jovens e da equipa principal.

Ao longo dos quatro anos em que foi o Treinador da Equipa Principal, Paulo Bento sempre defendeu intransigentemente os superiores interesses do Clube e desta Sociedade Anónima Desportiva, tendo tido um papel determinante no desenvolvimento do seu modelo desportivo.

Este Conselho de Administração está certo que a gratidão é extensiva a todos os Sportinguistas que saberão reconhecer a forma séria e dedicada como serviu o seu Clube durante quase uma década.

Por último, a Sporting SAD deseja ao Paulo Bento as mais sinceras felicidades pessoais e profissionais.

Lisboa, 6 de Novembro de 2009
O Conselho de Administração

@ RECORD, A BOLA, SÍTIO OFICIAL DO SPORTING

Rated R Jony
Mister
Mister

Mensagens : 2064
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Demissão de Paulo Bento

Mensagem por Emanuel em Sex Nov 06, 2009 9:41 pm

Já estava na hora, não havia mais condições e já devia ter saído à 4 meses como ele refere.

_________________

Emanuel
Sub-Administrador
Sub-Administrador

Mensagens : 1303
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Demissão de Paulo Bento

Mensagem por Saviola em Sab Nov 07, 2009 1:38 am

Para mim o problema não é ele ...

Saviola
Sócio
Sócio

Mensagens : 180

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Demissão de Paulo Bento

Mensagem por Bianconer8 em Dom Nov 08, 2009 1:49 pm

Agora e que o sporting vai de vez

Bianconer8
Jogador de Topo
Jogador de Topo

Mensagens : 841
Localização : Marco de Canaveses

Ver perfil do usuário http://www.bianconer8.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Demissão de Paulo Bento

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:57 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum