Moutinho, Fernández e a posição 10

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Moutinho, Fernández e a posição 10

Mensagem por Rated R Jony em Seg Jul 13, 2009 5:51 pm

Da primeira amostra da pré temporada leonina sobra também a primeira e talvez mais importante dúvida táctica em relação à dinâmica da equipa base a apresentar no arranque de época. Como no passado, a posição 10 surge como ponto fundamental desta definição mas agora é Matías Fernandez que surge como a individualidade em foco. O chileno demonstrou pouca adaptação áquilo que deverá fazer o 10 do “losango” leonino, mas a questão que me parece mais pertinente é perceber se Fernandez será, ou não, realmente a melhor solução para a função?

O perfil de Matías Fernandez e a posição 10
O chileno é conhecido pela sua capacidade de desequilíbrio, pela criatividade, mas também pela capacidade de explosão no 1 contra 1
. Jogar no corredor central, preso em espaços apertados, será sempre um erro para um jogador deste tipo, perdendo ele e a equipa. Isto, no entanto, não quer dizer que Matias Fernandez não possa ser o 10 do Sporting. O que terá de acontecer é fazer com que os seus movimentos tenham as alas como destino, e não o corredor central. Isso não aconteceu frente ao Nottingham Forest, mas é apenas normal que isso tenha acontecido, dado o curto tempo de trabalho do chileno e o seu passado, já que vinha jogando num modelo com um sistema clássico e muito mais centrado em movimentos verticais do que horizontais.

A opção Moutinho
No passado, o Sporting apresentou diferenças relevantes com Romagnoli e Moutinho na posição 10. Com o argentino o Sporting contou com um elemento mais livre tacticamente, com movimentos desconcertantes mas também com menor ligação à linha média, obrigando a uma maior proximidade dos restantes médios. Por outro lado, Moutinho, sem a mesma mobilidade e capacidade criativa no último terço, dá outra capacidade à zona central e reactividade ao momento de transição defensiva, permitindo, ao contrário do que acontecia com Romagnoli, que os alas tivessem mais liberdade ofensiva. Isto, por exemplo é benéfico para um jogador como Vukcevic.
A meu ver Moutinho poderá ser mesmo a melhor solução para 10. A sua presença nessa função poderá dar outra capacidade à pressão do Sporting e permitir que jogadores como Vukcevic e Matias Fernandez, actuando como alas, encontrem outro tipo de liberdade para surgir em zonas mais abertas onde podem fazer uso da sua capacidade de desequilíbrio.

@ Jogo directo

Rated R Jony
Mister
Mister

Mensagens : 2064
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Moutinho, Fernández e a posição 10

Mensagem por Figueira7 em Seg Jul 13, 2009 6:18 pm

São dois jogadores que se podem revelar muito idênticos. Vamos ver nos próximos jogos...

_________________

Figueira7
Administrador
Administrador

Mensagens : 2388
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.hat-trick.pt.vu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum